29.4.09

Crise?

A internet matou o CD, certo? Bom, de fato, se levarmos em conta a veriginosa queda da venda de CDs, bem como o progressivo fechamento de lojas físicas, parece evidente que essa mídia é coisa do passado.
Todavia, visitando a ótima InSound, não parece que todo mundo parou de comprar discos. Checando a lista de lançamentos, encontramos uma infinidade de discos novos (inclusive em vinil) de artistas como Yeah Yeah Yeahs, Deerhunter, Grizzly Bear etc. Mas não é isso que tem que chamado a atenção.
Olhando as listas de mais vendidos no site, bem como de lançamentos, vemos uma infinidade de edições comemorativas: há uma reedição remasterizada de toda a obra dos Vaselines, há reedições dos cults Townes Van Zandt e Big Star, reedição de toda a obra do Wilco em vinil, singles dos Ramones e Replacements não lançados há décadas etc.
Isso significa que a indústria está à salvo? Claro que não. A salvação definitivamente não virá com essas edições, voltadas a colecionadores. Isso só serve para provar, mais uma vez, que os discos físicos ainda estão vivos sim e dando dinheiro suficiente para justificar esses lançamentos.

Nenhum comentário: