6.4.09

Fim de uma era?

Os jovens estão deixando de baixar músicas e preferindo ouvi-las diretamente em sites de streaming, como MySpace e Imeem. É o que indica estudo do NPD Groups feito com norte-americanos na faixa dos 13 aos 17 anos e divulgado na semana passada. O número dos que fizeram essa troca aumentou de 34% em 2007 para 52% em 2008 e houve queda de 6% no download de músicas. Mas será que isso significa mesmo o fim da era MP3?



De fato há uma tendência inexorável de se optar, num primeiro momento, pelo streaming ao download e isso não é novidade alguma. Eu mesmo ando baixando cada vez menos e usando cada vez mais o MySpace. Mas não por preferir este último. Normalmente o que ouço nos sites de streaming é coisa descartável, só pra dar aquela analisada prévia se vale a pena baixar ou não. E via de regra não vale. A democratização do acesso à música nesse tipo de sistema de compartilhamento não é recompensada com um incremento de qualidade do material disponível.

Outro detalhe importante a ser ressaltado sobre o resultado dessa pesquisa. O alvo da enquete foram consumidores norte-americanos, que, como se sabe, PAGAM para fazer download. O fato de preferirem ouvi-las em streaming pode ser mais um grande indicador da crise econômica mundial, o que tornaria mais volátil essa tendência anunciada pela pesquisa.

Some-se a tudo isso o fato de o streaming ser algo estritamente virtual. Se não estiver num computador ou celular conectado você não tem acesso ao conteúdo. Diferentemente do que ocorre com aquelas musiquinhas que você baixou ilegalmente em algum depósito de torrents e incorporou ao seu iPod. E isso conta muito, ainda mais em países de terceiro mundo como o nosso.

Fim dos tempos ou do esquema iPod-MP3? Pra mim não. Por enquanto.

Nenhum comentário: