1.11.04

Acho que já ouvi isso!

Não existe uma definição em lei do que seja plágio musical (não que eu conheça). Existe um conceito assentado na prática que é plágio a cópia de, no mínimo, 8 compassos de uma canção, algo absolutamente técnico e de difícil apuração. Mas no dia-a-dia é fácil de se ouvir uma música que "lembre" outra, mesmo que vagamente, gerando a eterna discussão entre plágio e influência musical (incluindo-se aqui também a discussão sobre a criptoamnésia, sustentada na terapia regressiva).

Sinceramente eu não vou ficar discutindo conceitos jurídicos sobre o assunto, nem vou defender ou recriminar essas coisas que "lembram" outras, mas, realmente, é algo interessante e engraçado apontar alguns casos que envolvam músicas bastante conhecidas e episódios gritantes de apropriação sem o menor escrúpulo de letras, melodias, riffs ou o que for.

Um caso bem famoso é o de "My Sweet Lord" do George Harrison, que é muito, mas muito parecida com a música "He’s So Fine", do grupo The Chiffons. O negócio foi tão na cara que o ex-beatle foi condenado pela Justiça, apesar de sempre ter negado sua má-fé (plágio acidental?).

Na cara também o plágio de Rod Stewart, na canção "Do ya think i’m sexy?" em relação a "Taj Mahal" de Jorge Ben . O caso terminou com Rod Stewart, espertão, doando os direitos da música ao UNICEF.

Outro exemplo é o da música "Surfin’ USA" do Beach Boys. A melodia foi nitidamente roubada de "Sweet Little Sixteen", de Chuck Berry, a maior influência dos rockeiros da época.


The Doors também já fez disso: "Hello, I love you" tem uma semelhança interessante com "All day and all of the night", do Kinks. Mas não é pra tanto.

No Brasil, com certeza o copiador-mor (ou que tem mais "lembranças") é Renato Russo. A lista de músicas dele que "parecem" com outras é grande. O primeiro verso de "Será" é cópia assumida de "Say Hello Wave Goodbye", do Soft Cell ( é só comparar: "Take your hands off me/ I don't belong to you"). A letra e o título de "A canção do senhor da guerra" são chupados de "Masters of War", de Bob Dylan (apesar de não ser uma cópia grosseira, a temática e as referências são totalmente iguais, o que é de se estranhar, sendo Bob Dylan um dos ídolos de Russo). Continuando a lista de "influências" de Renato Russo, temos a música "Que país é esse?" que consegue, ao mesmo tempo, parecer "I don’t care" e "We want the airwaves", do Ramones, grande influência do cantor. Parece até implicância minha, mas tem mais um caso ainda. A música "Ainda é cedo" é uma mistura de "A Forest", do The Cure, com "A means to an end", do Joy Division. O espertinho ainda tentou se justificar em "Quase sem querer": "Sei que às vezes uso / Palavras repetidas / Mas quais são as palavras que nunca são ditas?". Sei, conta mais.

Frejat também ofereceu o ar de sua graça na carreira solo. A letra da música "Amor pra recomeçar" é simplesmente uma adaptação tosca do poema "Desejos" de Vitor Hugo. Confesso que não sei se ele creditou o uso no disco, mas desconfio seriamente que não. Mas um caso confirmadíssimo é o da música "Por Você" (argh!), do Barão Vermelho. Dá uma escutada em "If not for you" do mestre Bob Dylan (de novo ele, coitado!) e me fala depois. Ninguém mando Bob Dylan falar que sem o plágio não existiria rock.

Outra banda internacional que tem dois casos interessantes é o Led Zeppelin. Um dos maiores sucessos da banda, "Whole Lotta Love" parece bastante (bastante mesmo) com "You need love", de Muddy Waters. Mas o que choca muita gente é o fato de "Stairway to Heaven", o clássico dos clássicos, ser bastante "influenciada" por "Taurus", da banda Spirit, um grupo obscuro na época, mas admirado por Jimmy Page, o criador do riff clássico. Justiça seja feita, o Led Zeppelin também sofreu com essa "lembrança" na música "Still of the Night", na qual o Whitesnake simplesmente copiou a melodia do primeiro verso de "Black Dog".

Tem mais? Mas é claro! Antes de acabar com mitos dos indies (HÁ-HÁ-HÁ!) eu vou provocar os fãs do Metallica (será que algum fã do Metallica lê isso?). Desculpem meus queridos metaleiros do mal, mas "Enter Sandman" não é uma coisa tão fantástica assim. Por favor, ouçam "Tapping into the emotional void", da banda Excel (procura no Kazaa que você acha, vai!), depois comenta aí.

Antes dos indies (calma, calma) vou avisando que o Charlie Brown Jr. simplesmente pegou uma música do Black Train Jack ("Leap frog") e falou que era sua ("Hoje eu acordei feliz"). O negócio é realmente grave. A mesma coisa que o Supla fez com "Charada Brasileiro", chupada na cara de "White Power", do Screwdriver (o guitarrista do Holly Tree achou q ninguém fosse perceber...).

Agora os indies e alternativos em geral. Vamos por partes. O gênio Kurt Cobain furtou na cara dura o riff de "Eighties", do Killing Joke e fez "Come as you are" (ele mesmo confessou). O Foo Fighters, de "Você-Sabe-Quem", resolveu "homenagear" (que bonito!) o Blondie em "The One", apropriando-se sem dó de "Call me", da banda da loira. O bom moço Rivers Cuomo, do Weezer, não é tão bonzinho assim. Ele tem três momentos de "lembranças" (criptoamnésia?) interessantes: 1) "Undone" é bem parecidinha com "I Bleed" do Pixies (coisa feia! Indie copiando indie!); 2) "Hash Pipe" tem sua melodia furtada de "Kiss me Deadly", de Lita Ford; 3) "Dope Nose" é curiosamente igual a "All right now", do Free (esse é o mais na cara). Calma que tem mais dois.
O maior hit do Elastica ("Connection"), na verdade, é uma música do Wire ("Three Girl Rumba"). É de assustar. Finalmente, os Strokes cometeram um pecado em "Last Nite": ouça "American Girl", do Tom Petty e veja se eu to exagerando.

Casos curiosos, muito curiosos. Só pra não falarem que eu também to plagiando, esse texto teve base, além da minha própria memória (fantástica), vários sites da Internet que trataram do mesmo assunto, inclusive (sim, eu assumo!) a coluna do Lúcio Ribeiro, que já teve esse tema uma vez.

Um comentário:

Unknown disse...

Cara, muito legal seu post, cai nele por acaso! Tenho 2 kibadas a acrescentar, mas não sei dizer quem chupinhou de quem:
Black Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath VS Vanusa - What to do (esse é famoso, deve conhecer já)
Marinho e sua Guitarra de Ouro (1986)- Invocado VS Paralamas do Sucesso - Alagados (essa a kibagem é pesada, vale conferir)