31.7.09

Fim dos festivais

Tudo indica que nesse ano não teremos a mesma quantidade de festivais dos últimos. Uma pena. No passado, graças aos inúmeros festivais, o público brasileiro pôde acompanhar shows de bandas interessantíssimas, como Radiohead, Kraftwerk, The Jesus and Mary Chain, Kaiser Chiefs, Rapture, Daft Punk etc. E, o melhor: a preços razoável e em uma estrutura semelhante a de festivais ingleses e americanos.
Com o fim dos festivais, os shows acabam se deslocando para pequenas casas de shows. O resultado é que temos menos bandas por preços maiores. Só para comparar: em 2007 a Lily Allen tocou no festival Planeta Terra, no qual tivemos bandas como Devo e Datarock. Este ano ela volta ao Brasil para uma apresentação na Via Funchal cujo ingresso é duas vezes maior que o daquele festival.
Segundo um amigo que trabalha no ramo, a crise prejudica a obtenção de patrocínio, que é o que sustenta esses grandes festivais. E isso me lembra as constantes reclamações contra o fato das multinacionais terem tomado conta dos shows de música alternativa.
Bom, o desejo desses puristas foi realizado e elas saíram de cena. Pena que os festivais talvez tenham ido embora junto.

30.7.09

Pitty - Me Adora

A Pitty é certamente um dos maiores alvos dos blasès modernetes brasileiros. Não que nunca tenha dado motivos. Só que muitas de suas músicas são boas. Boas de verdade. Além de ser a única artista do pop-rock mainstream nacional que sempre faz questão de divulgar suas boas influências, como Nirvana, Faith No More, Queens of the Stone Age, The Strokes, clássicos da Motown... E é óbvio que na cabeça dessa xaropada isso é inaceitável. Uma pena.

Nesta última semana ela soltou "Me Adora", single de estréia de seu novo disco, "Chiaroscuro", que será lançado no meio de agosto. E mais uma vez, foge do óbvio. Com batidas e guitarras quebradas, aliadas a uma melodia quase-que-Roberto-Carlos e letras bem lupicinianas, a baiana conseguiu um belo hit que, fosse cantado em inglês, seria a salvação do rock nesta semana.

Provavelmente o disco não siga essa linha, mas essa música em especial traz toda a boa receita do rock anos `00, dos Arctic Monkeys e The Strokes, com marcadas influências da Jovem Guarda e até dos últimos discos do Guided By Voices.

Largue um pouquinho de lado seu guia revolucionário do indie-roots culturete Rua Augusta e, escondidinho, sem ninguém saber, dê uma chance à moça. Vale a pena.



29.7.09

DatA - Skywriter


Projeto tocado pelo DJ David Guillon, o DatA é mais uma das apostas do selo francês Ed Banger Records. Ideal para quem gosta de Justice, The Twelves, Database e de todo o recente movimento influenciado pelo electro francês, chamado por alguns de blog house e sobre o qual já falamos bastante aqui e aqui. Apesar da horrorosa capa do disco lançado em maio desse ano, os dois singles abaixo dão uma boa idéia do bacaníssimo som feito pela banda:








26.7.09

Nirvana vs Rick Astley

Dica do querido San Jorge. Fantástico!

19.7.09

Fofoquitas

Adriano Cintra, do Cansei de Ser Sexy, em entrevista para a MTV, demonstrando seu carinho e apreço por Lúcio Ribeiro, aquele que um dia considerou a banda a maior coisa do mundo e hoje finge que nunca existiu:


"Lúcio Ribeiro: Entrou em vários festivais de graça colando
na nossa, hoje em dia acho que escreve um blog"



Acho que isso explica muita coisa.

17.7.09

Velhos e novos

Uma das razões para as pessoas abandonarem, conforme envelhecem, a busca por novas bandas é o fato de suas bandas preferidas continuarem, com o passar dos anos, a fazer bons discos. Neste sentido, o novo disco do Wilco, ironicamente chamado de Wilco (The album), colabora para que eu não tenha que passar por uma infinidade de moleques plagiadores em busca de boas canções.
Como os críticos já cansaram de dizer sobre esse disco, ele consegue um bom amálgama de tudo que o Wilco já fez. Tem os toques experimentais de Yankee Hotel Foxtrot e A Ghost is Born, o toque pop de A.M. e o folk de Being There e Sky Blue Sky.
Imperdível para quem não tem mais saco para novidades mirabolantes que salvarão o rock até o próximo download.



* * *

Ouviram um single da Beyoncé chama Diva? Havia me escapado, mas fiquei espantado pelo modo como as batidas são fraturadas e a estrutura da canção não é óbvia. Definitivamente o R'n'B está a anos luz do rock que toca no mainstream...
O vídeo da canção está disponível no canal do YouTube da Beyonce.

14.7.09

Faith No More no Brasil (mais boatos)

E os boatos sobre a tão aguardada volta do Faith No More ao Brasil continuam pegando fogo na comunidade dedicada à banda no Orkut, no Twitter e em blogs por aí afora. Após o baixista confirmar via Twitter a data de 30 de outubro para o Chile (como antecipado aqui) e dia 1º de novembro para a Argentina, os fãs e blogeiros disputam no tapa quem vai acertar o dia e o local do show.

A princípio eles tocariam apenas em São Paulo e com grandes chances de ser na Arena Anhembi. A indefinição maior se refere à data. Há quem garanta que a apresentação será na terça-feira, 3 de novembro, logo após o show para os hermanos. Esta corrente boateira garante que, neste caso, Patton e companheiros se apresentariam com o Limp Bizkit (!?). Outros juram de pé junto que houve alteração de data do Festival Planeta Terra para receber o Faith No More no sábado, dia 7 de novembro, junto com o Alice in Chains.

O alívio para os desesperados é que o fim da novela deve se dar nos próximos dias. Torço para que se confirme no dia 7 de novembro e que venham em companhia do Alice in Chains (cover).

Enquanto isso, babamos - eu e meu querido parceiro Gui - com "Reunited", fantástico cover da canção setentista interpretada originalmente pela dupla Peaches & Herb (aqueles do "Shake Your Groove Thing"):






faith no more no brasil

5.7.09

Wry - Dois Corações e o Sol

Os sorocabanos do Wry estão lançando seu mais novo clipe para divulgação do bacanão "She Science", já resenhado por aqui. O bucólico e giratório vídeo feito para a faixa "Dois Corações e o Sol" foi gravado em Araçoiaba da Serra, cidade vizinha da terra natal da banda. Além deste clipe, a banda trouxe duas novidades nestes últimos dias: a saída temporária do baixista Choquito e a volta, após 3 anos, de um dos melhores e mais performáticos bateras do indie nacional, Renato Bizar.