31.7.09

Fim dos festivais

Tudo indica que nesse ano não teremos a mesma quantidade de festivais dos últimos. Uma pena. No passado, graças aos inúmeros festivais, o público brasileiro pôde acompanhar shows de bandas interessantíssimas, como Radiohead, Kraftwerk, The Jesus and Mary Chain, Kaiser Chiefs, Rapture, Daft Punk etc. E, o melhor: a preços razoável e em uma estrutura semelhante a de festivais ingleses e americanos.
Com o fim dos festivais, os shows acabam se deslocando para pequenas casas de shows. O resultado é que temos menos bandas por preços maiores. Só para comparar: em 2007 a Lily Allen tocou no festival Planeta Terra, no qual tivemos bandas como Devo e Datarock. Este ano ela volta ao Brasil para uma apresentação na Via Funchal cujo ingresso é duas vezes maior que o daquele festival.
Segundo um amigo que trabalha no ramo, a crise prejudica a obtenção de patrocínio, que é o que sustenta esses grandes festivais. E isso me lembra as constantes reclamações contra o fato das multinacionais terem tomado conta dos shows de música alternativa.
Bom, o desejo desses puristas foi realizado e elas saíram de cena. Pena que os festivais talvez tenham ido embora junto.

Um comentário:

gaiotto disse...

pelo visto esse ano teremos só o Planeta Terra como representante dos grandes festivais.

por outro lado, vemos inumeros shows "solo" sendo cancelados por óbvia falta de público que sustente o altissimo valor do cachê.

enquanto isso, os grandes festivais de música eletronica continuam infestados de gente, com preços justos e escalação das principais estrelas.

é um contrasenso muito grande remar contra o óbvio e insistir em shows isolados. jamais bandas como Stone Temple Pilots e Depeche Mode (dois shows recentemente cancelados) lotariam uma grande casa de shows sozinhos. mas juntos fariam nome pra qualquer grande festival