4.8.08

Maximizar

Há algum tempo leio sobre uma nova leva de DJ´s brasileiros, de São Paulo, Rio e Minas, que estaria invertendo os pólos da música eletrônica até então vista por aqui. Típico do Brasil, sempre fomos atrasados e chupins em todos os estilos musicais, mas na eletrônica o troço era demais. A onda psytrace demorou horrores para aportar e até hoje muita gente pensa que é a última moda em Ibiza. O mesmo se deu com o que chamavam de minimalismo ou minimal para os entendidos, um dos últimos a chegar e que já vai indo sem deixar saudade. Sempre achei o minimal a típica música anti-festa, algo pra se ouvir em casa e tal. Mesmo assim, ainda há grande insistência em se escalar artistas desse estilo em grandes festas. Nada mais Brasil que isso.

Pra mudar um pouco esse esqueminha borocoxô, vem com tudo essa nova rapaziada que me motivou a escrever esse texto. Confesso que no começo duvidei. Jurei que era hype à la Folha de São Paulo. Mas fui seduzido por essa cambada, cada um no seu estilo mais marcante, mas todos com algo foda em comum: fazem música lá em cima, pra festa, CHEIA de elementos (daí a oposição ao minimalismo), instrumentos, misturas, influências e citações. Sem frescura e sem vergonha. É quase mais rock do que eletrônica; ao mesmo tempo tem muito de funky, de hip-hop, de New Order, de Depeche Mode e de house. Tem muito baixo, muito grave, muito sintetizador, muito remix e muita energia. Rótulos não faltam: disco-punk (2 Many DJs e Soulwax), maximalismo e até o blog house, que já citei em outro post, principalmente devido a nítida influência dos artistas da Ed Bangers Records. Seja lá o nome que for, o troço é bom demais. E espertamente ligado e atualizado com a cena eletrônica européia.

Enquanto aqui eles ainda engatinham em termos de reconhecimento, lá fora já começam a despontar e serem valorizados (grande novidade). A onda levada pelo CSS e principalmente pelo Bonde do Role pode ser uma ponte fantástica pra esse pessoal fazer a vida na Europa. Isso sem falar na presença de Iggor Cavalera, parte da dupla Mix Hell, um dos expoentes da trupe.

Pra entender do que eu to falando, fiz uma seleçãozinha caprichada que você pode conferir no Myspace.

Database - Party People (http://www.myspace.com/databasetrax)

Database - Dance or Die (http://www.myspace.com/databasetrax)

Mix Hell - The Geeks Were Right (http://www.myspace.com/mixhell)

Killer on the Dance Floor - Lost Weekend (http://www.myspace.com/killeronthedancefloorbr)

The Twelves - When You Talk (www.myspace.com/thetwelves)

The Twelves - Ce Jeu - Remix (www.myspace.com/thetwelvesremixes)

Digitaria - Plastic Population (http://www.myspace.com/digitariamusic)

Digitaria - Teen Years (http://www.myspace.com/digitariamusic)

Nenhum comentário: