8.11.09

Força bruta

O festival Planeta Terra possibilitou a exposição de duas formas opostas de performance musical: de um lado, Iggy Pop & the Stooges e, do outro, o Sonic Youth. Os dois grupos possuem, a seu favor, um inegável histórico de contribuições para o rock, carregando nas costas vários álbuns influentes.
O Sonic Youth, que tocou após uma enérgica apresentação do Primal Scream, optou por divulgar seu último álbum. De hits apenas a espetacular Hey Joni, de Daydream Nation, e Death Valley 69, do início da carreira da banda, gravada com a participação da "musa" No-Wave Lydia Lunch. O resto do show foi focado no som experimental da banda que, apesar de interessante, não combina com um festival do porte do Planeta Terra. O resultado visível: quem não era fã da banda ficou entediado.
Iggy Pop & the Stooges seguiu o caminho oposto: ciente que estava lá para animar milhares de pessoas, o grupo optou por escolhas certeiras de repertório: do início com Raw Power, até o final com Lust for Life, passando por Fun House, Gimme Danger, 1970 e The Passenger, o setlist foi irrepreensível. Mas não é só isso: Iggy Pop, como era de se esperar, deu um show a parte: dançou, correu, chamou o publico para o palco, se enfiou no meio da platéia e tocou boa parte do tempo com a bunda de fora. Mesmo quem não era fã de carteirinha da banda se impressinou com a atuação do frontman.
E esta aí a diferença: Sonic Youth pareceu ignorar as característica do Planeta Terra, do público, de sua história e a mediocridade do último álbum. Já Iggy Pop sabia para que estava lá para divertir o público, seja ele composto ou não de fãs fanáticos.

* * *

Além de Iggy Pop e Sonic Youth, assisti aos seguintes shows:
Primal Scream: a banda teve sérios problemas como som no começo, que estava baixo e abafado. Mas assim que o problema foi resolvido a coisa engatou e canções como Movin' On Up, Accelerator, Rocks e Swastika Eyes garantiram a diversão. Detalhe, ainda, para o Bobby Gillespie andando calmamente pelo público não-VIP durante o show do Iggy Pop.
Maxïmo Park: chato. Ponto final.
Copacabana Club: um Cansei de Ser Sexy capitaneado por uma cantora que, definitivamente, não cansa de ser sexy. Tirando a vocalista, é apenas um sub-CSS.
Ting Tings: quem trocou o Iggy Pop pelas Ting Tings garantiu seu lugar no inferno do rock.

Nenhum comentário: