27.8.08

Politics'n'Roll

Os EUA são, como diz a famosa canção, a terra liberdade. Ao menos nas eleições: o candidato pode fazer, praticamente, o que quiser para conseguir votos. Internet, TV, comícios e até SMS são usados. E, no meio disso tudo, surgem os bons e velhos rockstars.
Nas eleições que estão de avizinhando a polarização está clara, com a massa roqueira que importa apoiando expressamente Barack Obama. Em uma série de festivais entitulados Rock for Obama vários e vários artistas colocaram suas canções a serviço do democrata: Wilco, Arcade Fire, Yo La Tengo, Superchunk, Cool Kids etc.
Faz parte do jogo, não? É quase um clichê, inclusive. Pouco importa se, na prática, Obama é tão (ou até mais) conservador que McCain. Obama tem o carisma de um progressista, e isso atrai, imediatamente, a massa roqueira.
Na verdade, isso deixa claro que, desde que o rock se tornou "sério", lá nos anos 60, o discurso político mudou pouco. Dá para perceber perfeitamente que Obama encarna esse espírito supostamente contestador, com discursos que têm certa simetria com canções de Neil Young ou qualquer outro intérprete do gênero.
Mas, no fim, tudo não deixa de ser um tanto ridículo, já que não há mais uma fração aquela rebeldia sessentista. Faz tudo parte do establishment.
Tanto faz apoiar um candidato ou outro: qualquer opção é uma grande caretice.





3 comentários:

gaiotto disse...

O Obama é pop, não há como negar. Ele soube aproveitar e ganhar em cima dessa imagem de ex-hippie negro setentista e jogar com as bandas e artistas do momento.

Num mundo cool, ele é bem mais cool que a Hilary cabelo de pão-de-ló haha

Mas o que pega mesmo é o anti-Bushismo, principalmente o medo da galera mais nova de ir para guerras ou ver amigos e parentes indo. Qualquer coisa que tire isso da frente deles dá votos.

gaiotto disse...

Aliás, Superchunk... que saudade de ouvir isso!

Muito bom!

"I'm making a promise, and that's a start" poderia ser o slogan do Barack haha

d. chiaretti disse...

O eleitorado só se esquece que as propostas de guerra do Obama são iguais às do Bush: http://atlantico.blogs.sapo.pt/1852775.html

E, sobre música pop, deixo como dica o belo blog da filha do McCain: http://mccainblogette.com/

E, por fim, foi ótimo mesmo ouvir Superchunk de novo! Nem sabia que eles estavam na ativa ainda...