16.7.08

Discoteca BIFEcomXUXU - Colossal Youth


Se eu tivesse que traçar a genealogia do indie rock poderia começar com o punk (fazendo honrosas menções aos proto-punks como Lou Reed e Iggy Pop), movimento que trouxe o rock de volta ao básico. Todavia, creio que o movimento que formatou o indie rock como o conhecemos foi o pós-punk, especialmente com pioneiros como Gang of Four, R.E.M., Sonic Youth e companhia. Foi a partir da linguagem desses grupos, que abordaram o punk com uma maior complexidade, que surgiu o college rock e, então, o indie rock.
Neste contexto do nascimento do pós-punk é que entram os galeses do Young Marble Giants, trio composto pelos irmãos Phil e Stuart Moxham e pela vocalista Alison Statton. O grupo, formato no final dos anos 70, logo assinou com a legendária Rough Trade Records, e, após grava um EP e participar de coletâneas do selo, lançou o lendário Colossal Youth em 1980, o qual seria o primeiro e último disco da banda.
Ouvindo o álbum, fica claro que o grupo tinha uma originalidade ímpar: ao invés da barulheira punk rock ou dos excessos da new wave, os Young Marble Giants, fazendo ecoar as influências de artistas como Brian Eno e Kraftwerk, gravaram frágeis canções apenas com acordes estridentes e ocasionais de guitarra, baixo marcante, órgãos e teclados aqui e lá e uma leve bateria eletrônica. Ah, e claro, os doces vocais de Alison Statton.
Esta estética adiantou muito do que seria feito pelo rock alternativo nos anos seguintes: o minimalismo, o clima lo-fi, e as melodias doces que lembram o que se viria a ser chamado de twee.
Disco essencial, portanto, para quem gosta do indie rock de bandas como Pavement, Sebadoh, Guided by Voices e Neutral Milk Hotel, cujo estilo lo-fi já mais bem produzido tem nos Young Marble Giants um legítimo antecessor.


Searching For Mr Right - Young Marble Giants



Credit In The Straight World - Young Marble Giants

Um comentário:

gaiotto disse...

fodão esse disco!
eles e o Husker Du, sem fazer sucesso nenhum, mudaram a música 10 anos depois haha