18.3.09

Keep on rockin'?

Em 1972 um grupo de estudantes da Universidade de Kent, em Ohio, organizou um protesto contra a invasão americana no Camboja, o que gerou um conflito com a Guarda Nacional e resultou na morte de 4 estudantes. Algumas semanas depois o grupo Crosby, Stills, Nash & Young lançava uma canção entitulada Ohio, na qual o jovem Neil Young apontava o dedo para o então presidente Richard Nixon: "Tin soldiers and Nixon coming/We're finally on our own/This summer I hear the drumming/Four dead in Ohio."
E esta a última canção política de Neil Young: seu próximo álbum, A Fork on the Road, agendado para abril tratará de questões ambientais. Mais precisamente, será um álbum conceitual sobre, hmm, carros ecologicamente corretos. Dá para prever o que vem por aí, certo? Na faixa título, já liberada para ser ouvida pela internet, Neil Young brada contra blogs, o bailout, a guerra etc.
Desconfio que, além da canção ser ruim, o tempo milita contra Neil Young. Em 1972 havia inimigos claros, seja dentro dos EUA, seja fora dele. Hoje em dia, contudo, toda a lista de inimigos dessa geração foi vencida. Guerras como aquela travada no Iraque não contam com apoio das massas (por isso elegeram Obama, não?), questões ambientais são amplamente discutidas e medidas são aprovadas, as lutas pelos direitos civis renderam frutos visíveis (mais uma vez... Obama!) etc.
Vivemos, portanto, em um mundo em que a geração hippie de Neil Young venceu. E qualquer canção de protesto que levante suas bandeiras será, inevitavelmente, ridícula.


Um comentário:

gaiotto disse...

rockeiros velhos must die!
mas veja pelo lado positivo: ele começou com isso depois de beeeem velho.
já o bono, o eddie vedder e o chris martin sairam do berço assim praticamente haha