1.9.08

Love Pop Suicide

Aproveitando o chove-não-molha da vinda do Stone Temple Pilots pro Brasil-il (particularmente acho que eles não vêm - clique aqui), falemos um pouco dessa que provavelmente é a banda mais injustiçada dos 90´s.

Quem nunca foi a um bar e pediu ao cantor que tocasse Pearl Jam e ele, empolgado, emendou "Plush" a plenos pulmões. Nada mais frustrante para os fanáticos por ambas as bandas. E esse é o ponto: o STP até hoje é inexplicavelmente aproximado ao Pearl Jam, um dos parâmetros mais improváveis da história do rock comparado. Tudo bem, talvez os graves de Eddie Vedder e Scott Weiland sejam parecidos nessa música em específico, mas a distância das bandas é bem nítida para os que já se aventuraram a escutar mais de uma música de cada uma.

Se o primeiro disco dos STP, "Core", tenta flertar com o grunge de Seattle em algumas músicas, a obra definitiva deles, "Purple", mostra que o negócio da banda é mesmo uma mistura de The Zombies com o Glam Rock setentista, nitidamente influenciados por David Bowie e T-Rex, coisas que não se encaixariam jamais no perfil da banda de Vedder. Desde a temática das letras, o estilo de vida, o comportamento no palco e até as roupas... NADA tem absolutamente a ver.

Conseqüência natural das analises superficiais, a comparação infantil acaba por menosprezar uma banda fantástica, formada por músicos incríveis e com discos recheados de hits pop. O segundo e o terceiro disco, respectivamente "Purple" e "Tiny Music", figurarão eternamente na lista dos meus melhores discos de todos os tempos. Fico sinceramente desapontado em ver que pouquíssimas pessoas um dia os pegaram para ouvir.

Mais triste que serem lembrados apenas por "Plush" é ver que os problemas pessoais com drogas de Weiland se destacaram mais nos últimos 10 anos do que qualquer coisa que a banda lançou. Enfim, uma daquelas clássicas bandas mal-degustadas.

http://www.myspace.com/stonetemplepilots


Pós-Post - Para os preguiçosos de plantão, faço as honrarias da casa e destaco um TOP 15 deles para defender tudo o que disse sobre a banda (tinha que ter dois primeiros lugares :) ):


1- Interstate Love Song (uma das músicas mais lindas de todos os tempos do mundo moderno)
1- Crackerman
2- Big Bang Baby
3- Trippin' In A Hole In A Paper Heart
4- Vasoline
5- Big Empty
6- Atlanta
7- Art School Girlfriend
8- Creep
9- Silvergun Superman
10- Adhesive
11- Still Remains
12- Meatplow
13- Seven Caged Tigers
14- Unglued
15- Lady Picture Show
Eddie Vedder e você, tudo a ver?

5 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pela dica e parabéns pelo texto. Concordo que a muita gente confunde STP com Pearl Jam, especialmente na música Plush. E, mesmo quem sabe diferenciar essas duas bandas e sabe que Plush é do STP, só conhece essa música.Quando você fala que as peripécias de Scott são mais comentadas que suas músicas, escrevi um post a respeito disso mas em relação à outros artistas.
Abraços.

Anônimo disse...

Só para lebrar. http://esqueciaschaves.blogspot.com.

Anônimo disse...

top 15 sem plush ,wicked garden e sex type thing?!?!? ..as melhores!

abraçoss

gaiotto disse...

acho que faltou ler o texto hehe

Unknown disse...

Faltou músicas do shangri la de da...melhor CD da banda ^^