10.9.08

Fanáticos

Vejam esse vídeo.



A briga em questão, crítico contra artista, é bem velha. Afinal, é até compreensível que alguém se sinta ofendido ao ler uma série de, hmmm, "ofensas estéticas" em uma mídia de grande repercussão.
Sempre me espantou, todavia, o ódio de consumidores de arte pelos críticos. Eu, pessoalmente, nunca tive muita coisa contra essa classe. Para mim, o crítico é simplesmente alguém que sistematiza e contextualiza uma conversa de bar sobre uma música, um filme, um livro etc. Isso sem falar, claro, nas infinitas dicas dadas por sujeitos que, geralmente, têm maior acesso à cultura. No meu caso foi graças ao Álvaro Pereira Jr. que descobri Belle & Sebastian, uma de minhas bandas preferidas, numa época em que a internet era precária e ninguém do meu meio ouvia música alternativa.
Mas a verdade, ao menos em relação à música pop, é a seguinte: como já disse o também crítico Simon Reynolds em seu "Beijar o Céu" (Conrad), gostar do gênero demanda um certo fanatismo, certa crença de que aquela música específica, escrita por um bêbado qualquer, tem um significado pessoal.
Assim, fica óbvio que qualquer ofensa a um artista, que parta de algum velhote metido a sabichão, é tomada como uma ofensa pessoal.
É a regra desse ingênuo jogo.

Nenhum comentário: