Leonardo é o cantor mais popular na cidade de São Paulo. É o que indica a pesquisa divulgada pela Folha de ontem. A conclusão é óbvia e só uma: o paulistano (e o brasileiro) médio não ouve música. Ou, ao menos, não houve músicas novas. Outro dado leva ao mesmo resultado: a dupla mais citada é Zezé di Camargo & Luciano.
Apesar de manterem há anos suas posições entre os que mais vendem discos, tais artistas não são expoentes do mercado atual. Nem no próprio nicho sertanejo, recheado de novas e rentáveis duplas de rodeio como César Menotti & Fabiano, Victor & Léo e Edson & Hudson. Mesmo Bruno & Marrone nitidamente possuem um destaque maior que os líderes da pesquisa e estão em segundo na lista de duplas.
O segundo lugar individual é de Roberto Carlos. Nem minha mãe que é fanática consegue balbuciar uma música dele que tenha sido lançada nos últimos anos. Mas está lá e sempre estará. Chega a lembrar muito as pesquisas sobre marcas de sabão em pó e pasta de dente.
Assim como há 20 anos, vivemos um novo aeon do sucesso sertanejo. E a bizarra retro-referência dos paulistanos é sinal claro de que algo não vai bem no nosso mercado, mesmo em seu nicho historicamente mais rentável. E tudo isso em meio as supostas benesses trazidas pela internet e o aumento das opções ao consumidor.
Até porque esse pessoal é muito novo pra sofrer de Alzheimer musical.
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MUSICAS PARA OUVIR AGORA
2 comentários:
a internet colabora sim com isso... com mais opções, a coisa fica pulverizada.
hoje em dia os artistas provavelmente vendem menos... ainda mais no brasil, onde o desrespeito com os direitos autorais é alto e não há opção viável de comprar MP3. nem repressão. haha.
Assim no Brasil como em Portugal. O "Alheimer musical" é comum aos dois :) Parabéns pelo blogue, gostei muito.
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