20.6.08

A anta de cada um

PRA OUVIR ENQUANTO LÊ:





Lula é a anta de Mainardi. O Cansei de Ser Sexy é a minha. Pretensioso, né? Pela milésima vez cheguei à conclusão de que a banda, desde o início, não passa de um grande negócio muito bem arquitetado. É claro que os gatos pingados que gostam deles ficam mordidos com quem fala isso (alguem falou em teoria da conspiração?). Tem gente que acredita até hoje que o Sex Pistols era um grupo punk-libertário-anarquista. Enfim...



Ligue os pontos. Entre no maior portal de notícias brasileiro. Uma singela busca é suficiente para notar que eles têm mais notícias que The Strokes, The Libertines, White Stripes e quase o mesmo que Arctic Monkeys e Franz Ferdinand!!! Ok, pra ir mais longe, ganham da Rihanna, do 50 Cent, do Timbaland, da Björk... e por aí vai. É uma brincadeira divertida. Tentei a Pitty, Charlie Brown Jr. e Cachorro Grande também. E eles foram imbatíveis. Observo que no site do Estadão, por exemplo, os resultados foram bem diferentes. Deve ser diferença no "foco".


Aí você pega uma matéria no "Le Monde" que diz que eles "são os 'enfants terribles' da cena musical maluca de São Paulo". Eu não consigo imaginar essa cena musical maluca de São Paulo. Se fosse gaúcha ou goiana, vá lá. O Observer diz que lideram uma nova frente da world music (!!!!! – tipo, Gilberto Gil?) e que você precisa ouvi-los. Tudo bem. O pessoal lá de fora analisa mais pelo aspecto "The Sexual Life of the Savages", é o jeito deles. Mas, aqui no Brasil-il um blogueiro de sucesso diz que uma das músicas novas parece ter sido feita pelos BEATLES (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!). Caro leitor, mentalize aquele comercial da Wallita Juicer: "incrível, fantástico, imperdível, fenomenal". Ou até o mestre Ciro Bottini: "compre, compre, compre!". Não parece?


E é muito raro ver alguma matéria analisando criticamente a música em si. É sempre a roupa, a performance, o namorado da vocalista, a banda brasileira e coisas assim., "superafim"... Sempre "na brodagem". Uma coisa entre Capricho e Contigo.


Méritos e gostos musicais à parte, juro que não consigo achar tudo isso natural e meramente uma consequência do som deles. Can you?

5 comentários:

d. chiaretti disse...

É o que já disse em outro post: no Brasil há falta de competição. CSS é uma banda indie rock como centenas de outras LÁ FORA. Mas, no Brasil, há algo? Não. Muitos tentaram, como o Wry, mas uma falta de originalidade maior que o CSS os impediram. Por isso o CSS é acima da média no Brasil e... na média no estrangeiro!
Há lobby no Brasil? Provavelmente. CSS vende ou faz shows no Brasil? Não.
Há lobby na Inglaterra e nos EUA? Dificilmente... Lá há concorrência forte, e o CSS está num selo independente que não deve ter condições para bancar uma capa do Observer...
E temos que ver o destaque dado à banda de uma forma contextualizada: o mesmo destaque que o CSS ganha, outras bandas do mesmo status indie rock ganham... E com as devidas críticas: o Pitchfork, bíblia eletrônica indie, sempre fala da banda, mas deu um medíocre 6.0 para o disco. E isso é só um exemplo...
Em síntese: o Brasil é irrelevante para a música alternativa. Idem para a Folha. Portanto, lobby nenhum aqui explica o sucesso da banda lá. Explicaria o sucesso deles aqui, mas ele inexiste... Ou seja....

gaiotto disse...

o mote é objetivo: cobertura excessiva da banda por parte da imprensa brasileira, o que causa estranheza. em relação a imprensa estrangeira foi feita a ressalva. mesmo porque há reflexo SIM la fora o fato de uma banda ser frequentemente capa de jornal, revista e blogs por aqui.. eles não vao apostar no Réu e Condenado, por exemplo...

gostos musicais são subjetivos e não servem muito pra esse tipo de discussão.

o wry, que vc lembrou, lançou um disco ruim lá fora e não está na onda do momento. não vou deixar de gostar dos outros discos, mas não é bem essa a analise que propus.

d. chiaretti disse...

Estou sendo tão isento quanto você. Até tentamos não ser subjetivos, mas somos...
E não apostam em outras bandas boas - deixo, como exemplo, os Telepatas, que gosto - porque há um certo estilo, digamos, "em voga"...
Fora que acho que eles insistem sim em outras coisas... Vide o tanto que falam da merda do Vanguart por aí...

Anônimo disse...

concordo com vc....
minha opinião é bem próxima da sua!!!
é fato q elas não estouraram por causa da música!!! até pq no começo não existia! as meninas não sabiam tocar nada! era uma onda de gente do mundinho fashion e amiga de não sei quem...
o único q tinha experiência musical é o cara do CSS!
mas com tantos amiguinhos da imprensa e de formadores de opinião, elas foram indo, e os idiotas indies comprando a idéia e deu no q deu!
se fossem umas meninas do nordeste fãs de madonna e da periferia, mas com um grande talento musical, não ia dar em nada!!! lá elas seriam mais um lixo da cultura popular e esnobadas pela "galerinha descolada"!
mas o CSS são estilosas, "cultas", com várias referências "cool" e aí já viu....

Anônimo disse...

Exatamente. No começo a banda foi hypada pela aparÊncia e continua sendo, embora a musica bem produzida ( Adriano Cintra ), seja na minha opinião um ponto a ser aceito. Eu acho mesmo q a banda teve "rabo" pra se associar a uma nova cena (New Rave) por causa daquela turne da NME com os klaxons e abraçaram o mundo como qualquer um faria. O CSS aqui no Brasil não conseguiria nada.