27.8.09

O novo e o velho

No emblemático dia 09.09.09 o catálogo dos Beatles chegará às lojas em dois novos formatos. Um deles, mais tradicional, será uma (nova) versão remasterizada (inclusive em mono) de todos os discos da banda num formato que acompanhará documentários e farta informação escrita. O outro será o The Beatles: Rock Band. Não preciso nem dizer que a segunda versão é que está sendo ansiosamente aguardada...
Hoje em dia o videogame se tornou uma lucrativa plataforma musical. Ao invés de simplesmente sentar e ouvir as canções, o sujeito pode, com a ajuda de ridículas réplicas de instrumentos, fingir que faz parte da banda. No caso dos Beatles a coisa é levada para outro patamar: o jogador começará no Cavern Club e terminará no show sobre o teto da Apple, passando por momentos antológicos da história dos Beatles e, portanto, da música pop.
E o tal catálogo remasterizado? Sinceramente, será que uma geração habituada à péssima qualidade de canções em MP3 e fones vagabundos (sim, o fone do iPod é vagabundo) irá notar a diferença nessa edição remasterizada? Será estão, realmente, interessados em ouvir as versões em mono dos discos, mesmo se souberem que John Lennon dizia que isso é o certo?
Alguém poderia dizer que esses lançamentos são voltados para um público mais adulto, que ainda consome música em sua forma física. Neste caso a gravadora poderia tomar algum cuidado e tentar utilizar a fonte mais próxima possível dos masters originais (se não os próprios) e, quem sabe, fazer o lançamento também em vinil.
Afinal, enquanto a música vai ficando cada vez mais distante de suas origens, o mercado para saudosistas do século 20 é cada vez mais promissor...


Nenhum comentário: