29.9.08

A farsa dos irmãos Followill?

Kings of Leon é uma farsa. Pelo menos é o que dizem Álvaro Pereira Junior, em sua última coluna, e importantes sites internacionais. O boato, que sempre pareceu mais um dos mitos do showbizz, agora volta com força total devido ao lançamento do quarto disco dos supostos jecas do indie. A mente brilhante, ou quinto elemento, por trás da banda seria Angelo Petraglia (petralha?), que assina somente como Angelo a produção dos discos do KoL. Segundo tais jornalistas, os irmãos Followill seriam apenas um bando de fantoches cantando os hits compostos por Petraglia, que no passado já foi indicado ao Grammy de melhor compositor, com a música de sugestivo nome: "Belive me, baby (I Lied)".

Cético que sou, fui checar esses fortes boatos por aí e fiquei sinceramente assustado. Não só o cara "produziu" mesmo os discos, como descaradamente inclui em seu site pessoal uma pequena lista de suas composições. Com o título de "The Songs of Angelo" a página mostra os dois primeiros discos "produzidos" por ele e a lista de algumas canções nas quais ele deu sua contribuição, incluindo o cartão de visitas "Molly´s Chambers". Fuçando ainda em sites de tablaturas, outras músicas da banda são incluídas como composições do cidadão, somando-se à lista outro grande sucesso, "Red Mornig Light". Indo mais fundo, no grande site Discogs, também me decepcionei ao saber que "The Bucket" foi "produzida" por ele.

Em recente entrevista ao site da marca de guitarras Gibson, nosso amigo Angelo responde a algumas perguntas sobre o tema. E tenta, de um modo esquisito, disfarçar as suspeitas: “There was a misconception from the beginning,” explains Angelo, “where some people thought this band was put together, which is so untrue. I mean these guys have so much talent, whether it was in the beginning very raw―talent is talent. To me, it was just guys that I hit it off with and dug making music with, and the writing was really cool.”

Embora alguns críticos teimem em tapar os olhos, as bandas forjadas parecem ser algo recorrente até no nosso mundinho "alternativo". Pelo menos no caso dos KoL parece algo indubitável, infelizmente...

UPDATE: 18 de maio de 2009 - Reforçando o que já havia falado sobre a banda, o Álvaro Pereira Junior lança com mais veemência em sua coluna no Folhateen:

"Lixo, mas lixo mesmo, é uma boy band DISFARÇADA como os Kings of Leon, filhinhos de mamãe pagando de malandros, incapazes até outro dia de compor as próprias músicas. Lembra dos Backstreet Boys? As canções deles eram deles mesmos. Entre os BB e os KoL, fico com os primeiros. Fico com a honestidade.
(...)
EJECT - "Youth and Young Manhood", Kings of Leon
Primeiro álbum dos KoL. Espero que pelo menos tocar eles tenham tocado alguma coisa, porque quem compôs foi o produtor Angelo Petraglia."

UPDATE 2: O Nx Zero, sim nosso Polegar indie, fez uma versão para "Use Somebody" do último disco do KoL no "Edgar no Ar", do Multishow. A tropa de choque mirim da banda no Orkut está indignada (haha). Calma, gente. Vocês esperavam que quem fizesse a versão, o Korzus?

UPDATE 3: O single "Use Somebody" foi "produzido" por... haha

27.9.08

Fofoquitas

LANÇAMENTOS

Mais uma semana quente de novos singles. The Killers e Snow Patrol vazaram músicas novas nos sites oficiais. Já a fraca "Womanizer" de Britney Spears corre solta pelo You Tube. A música da loira foi reproduzida em duas rádios americanas que tinham autorização da gravadora para divulgá-la, mas acabou sendo gravada e, inevitavelmente, se espalhou por toda a rede. Corre dar uma olhada. Gostei bastante dessa "Human" do The Killers, que volta aos fantásticos tecladinhos do primeiro disco e deve recolocar a banda no seu devido lugar de destaque. De outro lado, a pesada "Take Back the City", do Snow Patrol, deve assustar um pouco os fãs de última hora da balada-sucesso "Open Your Eyes".

DESABAFO

Em entrevista ao Pânico nessa semana, Marcelo D2 soltou que enfrenta quase 20 processos na Justiça em razão dos samplers de música que costuma fazer em seus discos. Segundo ele, a maioria se refere a herdeiros querendo levar uma grana maior nos direitos autorais. Contou também que o neto de Eliseth Cardoso o processou por considerar que a voz de sua avó ficou parecida com a do Pato Donald (literalmente), na música "É Preciso Lutar". Apesar disso, ele solta um belíssimo single, "Desabafo", com direito a sampler de "Deixa eu Dizer", de Ivan Lins, na voz da cantora Cláudia.



REMIXES

Pra quem como eu é fanático por remixes de músicas dançantes, vale a pena dar uma ouvida no que os malucos do Soulwax fizeram com "Kids", do bombado MGMT. Ainda prefiro a original, mas ficou bacana demais. Ouça aqui!

CAMELUS BACTRIANUS

Depois de gravar o Acústico Sandy & Junior e cantar com o mito Mallú Magalhães, Marcelo Camelo fará participação especial no novo DVD de Ivete Sangalo. Junto com os Aviões do Forró. Paulo Ricardo que fique atento. Desse jeito vai perder o lugar nos shows do Padre Marcelo (o Rossi).


CAMELUS DROMEDARIUS

Entre as músicas preferidas de nosso novo Humberto Gessinger temos "Desculpe, mas eu vou chorar", de Leandro e Leonardo, "Antes de Dizer Adeus", do Sowetto, "Só pra Contrariar", do Fundo de Quintal e "Estranha Loucura", da musa Alcione. Como eu sei? Dá uma olhada na página pessoal dele no Sonora.

CAMELUS ...
"Quando [você] faz uma música muito distante do que você é, quando tem que evocar um espírito muito distante de você, enfim, se for um ritual de transformação muito radical, é pesado de se fazer como um ofício. Para mim, era muito pesado gritar, ter que me munir de um espírito, ter que me transformar a cada noite". Sobre os shows dos Los Hermanos, em mais uma de suas contagiantes entrevistas.

AGORA VAI!

Entre as várias bizarrices da lista do VMB (que a MTV apresenta no próximo dia 02/10) algo chamou mais minha atenção. Depois de concorrer (e perder) na categoria "Aposta MTV" em 2007, o Vanguart ganha nova chance de subir ao pódio, agora entre as "Revelações". Será que vai? Se não levar de novo, Hélio Flanders, vocalista da banda, poderá chorar suas pitangas com sua nova namoradinha, Mallu Magalhães, que também estará lá concorrendo, entre outros, na categoria "Melhor Show" (!?!?).

25.9.08

TV on the Radio - Dear Science

Como devem saber muito bem, boa parte da linguagem roqueira foi criada por músicos negros como Chucky Berry, Little Richard e Bo Diddley. Depois o estilo foi amplamente dominado por jovens músicos brancos, que se encarregaram, inclusive, de contribuir em estilos originariamente negros, como o blues. E o mesmo pode ser dito em relação ao soul, funk e, ainda com certos limites, ao hip-hop.
Assim, é muito interessante ouvir uma banda como o TV on the Radio, formada majoritariamente por negros nova-iorquinos, que vai contra o consenso e investe no rock. A influência de toda a música negra criada desde os acordes revolucionários de Johnny Be Goode está presente de forma marcante no disco: ritmos quebrados, alto alcance vocal, metais providenciados pelo saxofonista do grupo Antibalas Afrobeat Orchestra etc.
Mas, apesar de todos esses elementos, as canções ainda têm uma estrutura pop. É, portanto, um disco imperdível para quem quer ouvir algo diferente dentro da mesmice branca do indie rock.



19.9.08

Dicas marotas

Rodrigo Amarante chega quente! Poucos dias após o lançamento virtual do disco solo de Marcelo Camelo, a outra metade criativa dos Hermanos solta 3 aperitivos do que será o "Little Joy", seu projeto paralelo com Fab Moretti, batera dos Strokes, cujo disco completo sairá em 4 de novembro. E a fantástica voz de bêbado de esquina de Amarante casou perfeitamente com as composições mezzo reggae, mezzo Strokes com pitadas de Los Hermanos. Numa análise bem apressada, o que parecia improvável para muitos aconteceu: Amarante dá um belo salto à frente de seu antigo parceiro de banda. Enquanto Camelo tenta se enclausurar no mundinho dos gênios incompreendidos da MPB e se esmera em dar entrevistas insuportáveis, Amarante vai curtir um sol e fazer festa com sua turminha avant-garde na Califórnia. Ponto para ele!

LINK: www.myspace.com/littlejoymusic





Em meio às incertezas da turnê do Stone Temple Pilots pela América do Sul, Scott Weiland solta um surpreendente primeiro single de seu novo disco solo, "Happy Galoshes". A bela balada bowieana "Paralysis", lançada exclusivamente pelo site da Revista Spin, caberia muito bem nos recentes discos da banda-mãe de Weiland. Ao que parece, o segundo solo dele se afastará bastante do sombrio "12 Bar Blues", do longínquo 1998. Lançamento prometido para o final de novembro.

LINK: www.spin.com/articles/exclusive-stream-scott-weiland-paralysis

18.9.08

Fofoquitas

WHITE STRIPES

Jack White está tretado com a Coca-Cola. Não, ele não virou mais um compañero de Hugo Chavez. A história é que ele fez uma trilha para o novo filme do James Bond chamada "Another Way to Die". E a música, do nada, foi parar num comercial da Coca Zero na América. Ele soltou um comunicado bem puto: "We are disappointed that you first heard the song in a co-promotion for Coke Zero, rather than in its entirety". Interessante é que ele já participou da trilha de um comercial da...... Coca-Cola.


MGMT

Corre por aí que o segundo disco (duplo) da banda mais bacana a ter surgido esse ano vai ser produzido por ninguém menos que os Chemical Brothers. Em entrevista a NME eles revelaram que pretendem fazer um lado A pop e um lado B psicodélico. Ouvidos atentos. Coisa finíssima virá por aí.

JUSTICE

Continuando nos boatos sobre produtores de bandas modernosas, reza a lenda da carochinha que o aguardado próximo álbum do duo francês será produzido pelos inusitados Red Hot Chili Peppers (?!?!). Não sei não. Acho que eu preferiria o contrário. Imagina só, "Knock me Down" na versão Justice? Cruel, muito cruel.

SHOWS CANCELADOS

Não bastasse o cancelamento das apresentações do Nine Inch Nails no RS e em SP (dizem por falta de público), e a palhaçada com o show do Stone Temple Pilots em SP, agora também o mega festival Pop Rock Brasil que seria em MG não vai ser mais. Por uma briga judicial de duas rádios os mineiros vão ficar sem o festival que traria Offspring e Maroon 5. Se bem que o pessoal do queijo fresco saiu perdendo beeeeeeeeeem menos...

IMPÉRIO DO SOL

Você que gosta de MGMT, Justice e todas essas misturanças de barulhos bonitos, liga o sonzinho aí e ouve esse clipe aqui embaixo. É o primeiro single da dupla Empire of the Sun, cuja metade mais fantástica é formada por Nick Littlemore, do PNAU. A música foi lançada do nada, sem maiores avisos e tal. O disco é prometido para outubro. Na minha embasadíssima opinião, música mais bonita do segundo semestre (até agora).




16.9.08

Indienejo

As bandas indies sempre foram associadas ao mercado independente e ao modo alternativo de divulgar seus discos e promover seus shows. Isso mais na América e na Europa, onde realmente há grande espaço para esse nicho musical. Aqui no BR, como já farta e chatamente explorado, a coisa funciona mais na base do tripé brodagem+patrocínio público+burrice mercadológica, o que faz dessas bandas eternas promessas não-cumpridas. Porém, se você notar bem, quem faz as vezes do indie "roots" aqui nestas terras, queira ou não, é essa nova e gigante safra de duplas do chamado "sertanejo universitário".

É impressionantemente igual ao que ocorre lá fora com as futuras mega-bandas indies. No começo tocam em palcos menores em rodeios, normalmente de graça, distribuem CDR´s de suas demos ao público e às rádios locais e participam de qualquer tipo de evento que lhes dê alguma espécie de divulgação, inclusive os mais constrangedores. Tudo em esquema precário, sem dinheiro, sem gravadora, sem mega-empresário, sem MTV e sem qualquer tipo de brodagem. Não há super-portais de internet que invistam na promoção disso nem jornalistas pop prontos pra dar aquela "alavancadinha" na carreira dos sujeitos. Tanto que eles demoram bastante a vender discos. Tudo vai na base da pirataria e a grana entra por causa dos vários e vários shows que fazem em cidades menores.


Além do esforço absurdo dessas duplas, a divulgação em massa e em progressão geométrica é feita pelos fervorosos fãs, que passam os CD´s gravados de mão em mão, até o ponto em que viram mega-duplas sertanejas. Foi assim com César Menotti & Fabiano e Victor & Léo e está sendo com Jorge & Mateus e João Bosco & Vinícius. Fora a inesgotável fila de espera das outras duplas, que só aumenta a cada dia.


Goste ou não da música desse pessoal, não há como negar que esse é o verdadeiro mercado alternativo brasileiro. Enquanto isso, as bandinhas de rock ainda tentam fazer mais um amiguinho importante na imprensa... Mallu Magalhães o novo-folk? Sou mais esses caras, viu...

10.9.08

Fanáticos

Vejam esse vídeo.



A briga em questão, crítico contra artista, é bem velha. Afinal, é até compreensível que alguém se sinta ofendido ao ler uma série de, hmmm, "ofensas estéticas" em uma mídia de grande repercussão.
Sempre me espantou, todavia, o ódio de consumidores de arte pelos críticos. Eu, pessoalmente, nunca tive muita coisa contra essa classe. Para mim, o crítico é simplesmente alguém que sistematiza e contextualiza uma conversa de bar sobre uma música, um filme, um livro etc. Isso sem falar, claro, nas infinitas dicas dadas por sujeitos que, geralmente, têm maior acesso à cultura. No meu caso foi graças ao Álvaro Pereira Jr. que descobri Belle & Sebastian, uma de minhas bandas preferidas, numa época em que a internet era precária e ninguém do meu meio ouvia música alternativa.
Mas a verdade, ao menos em relação à música pop, é a seguinte: como já disse o também crítico Simon Reynolds em seu "Beijar o Céu" (Conrad), gostar do gênero demanda um certo fanatismo, certa crença de que aquela música específica, escrita por um bêbado qualquer, tem um significado pessoal.
Assim, fica óbvio que qualquer ofensa a um artista, que parta de algum velhote metido a sabichão, é tomada como uma ofensa pessoal.
É a regra desse ingênuo jogo.

6.9.08

Fofoquitas

KATY PERRY PROFANA!

A autora da música mais comentada do momento, pelo menos na América, ganha mais publicidade pro seu megahit "I Kissed a Girl". Um pastor americano mandou botar um cartaz com os seguintes dizeres "I KISSED A GIRL AND I LIKED IT... THEN A WENT TO HELL". A intenção era, segundo ele, fazer um lembrete gentil de que a Bíblia não curte a homossexualidade, além de um "presta-atenção" na molecada que pode ser influeciada pelo vídeo. Como polêmica pouca é bobagem...


THE STROKES NA ESTICA
Outra dos Strokes que nada tem a ver com banda. Albert Hammond Jr. lançará uma linha de ternos masculinos para o outono americano. Nas palavras do guitarrista, para a NY MAGAZINE, “A lot of people hate suits, because when they fit terribly, they feel strange inside, like they’re going to a bar mitzvah and they’re 30". Vai entender esse povo estranho...


STONE TEMPLE PILOTS ENROLATION

Notícias sobre o (im)provável show da banda do garoto-problema Scott Weiland no Brasil. A apresentação na Argentina foi adiada de 12 para 15 de outubro, após a venda dos ingressos ficar suspensa por alguns dias. Por aqui, o site da Ticketmaster eliminou o link para o show (marcado inicialmente para o dia 14) e ninguém sabe de nada, apesar de alguns já estarem com os passaportes da alegria nas mãos. Alguém acredita que eles tocam aqui na terça e na quarta já fazem o show em Bons Ares?? I object...


MAIS KYLIE MINOGUE

Você já gastou 3:30 minutos ouvindo o single novo da musa australiana, "In my arms"? Nas últimas semanas tem sido o número 1 das rádios pop que costumo ouvir. Ô refrãozinho que gruda na cabeça... Ouve ae:



4.9.08

Dicas marotas

Foi divulgada a lista do Tim Festival que, em matéria de rock, está fraquíssimo. Quem gosta de hip hop terá Kanye West, e os amantes de jazz ouvirão o colosso Sonny Rollins.
Já para os admiradores de rock alternativo a melhor opção será o ótimo The National, que faz um som soturno de clara inspiração pós-punk, mas com mais originalidade que Interpol, Editors e bandas afins.
Um belo exemplo é essa "Fake Empire", que abre o último disco, Boxers:






Faz algum sentido exigir que um grande artista continue revolucionário após certa idade? Acho que não. Não creio que se deva exigir inovação de Bob Dylan, Neil Young ou Woody Allen. Basta que continuem nos brindando, até o fim de suas vidas, com o que fazem de melhor e que, em algum momento da história, foi absolutamente novo.
E nesse grupo incluo Brian Wilson, que mudou a história da música pop quando liderou os Beach Boys e lança, este ano, o novo álbum Lucky Old Sun. E, pelas músicas que já estão liberadas na rede, teremos mais do mesmo: belas melodias, harmonias perfeitas e imagens de uma Califórnia sempre ensolarada.
Ótimo, não? Confiram aqui no My Space do artista.

1.9.08

Love Pop Suicide

Aproveitando o chove-não-molha da vinda do Stone Temple Pilots pro Brasil-il (particularmente acho que eles não vêm - clique aqui), falemos um pouco dessa que provavelmente é a banda mais injustiçada dos 90´s.

Quem nunca foi a um bar e pediu ao cantor que tocasse Pearl Jam e ele, empolgado, emendou "Plush" a plenos pulmões. Nada mais frustrante para os fanáticos por ambas as bandas. E esse é o ponto: o STP até hoje é inexplicavelmente aproximado ao Pearl Jam, um dos parâmetros mais improváveis da história do rock comparado. Tudo bem, talvez os graves de Eddie Vedder e Scott Weiland sejam parecidos nessa música em específico, mas a distância das bandas é bem nítida para os que já se aventuraram a escutar mais de uma música de cada uma.

Se o primeiro disco dos STP, "Core", tenta flertar com o grunge de Seattle em algumas músicas, a obra definitiva deles, "Purple", mostra que o negócio da banda é mesmo uma mistura de The Zombies com o Glam Rock setentista, nitidamente influenciados por David Bowie e T-Rex, coisas que não se encaixariam jamais no perfil da banda de Vedder. Desde a temática das letras, o estilo de vida, o comportamento no palco e até as roupas... NADA tem absolutamente a ver.

Conseqüência natural das analises superficiais, a comparação infantil acaba por menosprezar uma banda fantástica, formada por músicos incríveis e com discos recheados de hits pop. O segundo e o terceiro disco, respectivamente "Purple" e "Tiny Music", figurarão eternamente na lista dos meus melhores discos de todos os tempos. Fico sinceramente desapontado em ver que pouquíssimas pessoas um dia os pegaram para ouvir.

Mais triste que serem lembrados apenas por "Plush" é ver que os problemas pessoais com drogas de Weiland se destacaram mais nos últimos 10 anos do que qualquer coisa que a banda lançou. Enfim, uma daquelas clássicas bandas mal-degustadas.

http://www.myspace.com/stonetemplepilots


Pós-Post - Para os preguiçosos de plantão, faço as honrarias da casa e destaco um TOP 15 deles para defender tudo o que disse sobre a banda (tinha que ter dois primeiros lugares :) ):


1- Interstate Love Song (uma das músicas mais lindas de todos os tempos do mundo moderno)
1- Crackerman
2- Big Bang Baby
3- Trippin' In A Hole In A Paper Heart
4- Vasoline
5- Big Empty
6- Atlanta
7- Art School Girlfriend
8- Creep
9- Silvergun Superman
10- Adhesive
11- Still Remains
12- Meatplow
13- Seven Caged Tigers
14- Unglued
15- Lady Picture Show
Eddie Vedder e você, tudo a ver?