11.11.08

Beatlepatia

Eu sempre desconfio da inteligência musical de fanáticos por Beatles com menos de 5 décadas de vida. E, sem qualquer exercício joão-biduísta, normalmente estou certo. Alguma pesquisa de algum grande instituto ainda vai provar que esse tipo de gente é responsável por um grande movimento de emburrecimento musical. Gosto bastante dos meninos de Liverpool, mas quando ouço alguém da minha idade dizendo que eles formam sua banda preferida lembro de minha avó, dizendo que Orlando Silva, sim, é que é cantor.

Tente essa brincadeira interna com uma pessoa que se encaixa no perfil acima. É infalível. Pergunte se ouviu algum disco novo, sei lá, Coldplay. Ela vai mentir que ouviu e soltar que é bacana, mas nada supera os arranjos de “In My Life”. Tente puxar um assunto sobre música eletrônica. Inevitavelmente a resposta vai ser que as músicas são todas iguais, chatas e conceituais e que viagem de verdade foi só o “Sgt. Peppers”. Então, vai... MPB, sei lá, Tropicália? Até tem músicas legais, mas, claro!, é tudo chupado dos quatro rapazes. Rock Nacional? O RPM foi uma verdadeira beatlemania brasileira. Rolling Stones? Sempre foram uma cópia e só fizeram sucesso quando o John Lennon, bla bla bla... Grunge? Os Beatles inventaram o grunge com “Helter Skelter”. É irritantemente engraçado e normalmente acompanhado de explicações de que foram eles que criaram a música pop e comentários de almanaque variados.

O cidadão sabe a cor da cueca que o Ringo usava no dia 23 de fevereiro de 1967 (dia da gravação de “Lovely Rita”, meo!), mas não consegue estabelecer um mínimo de cultura musical que não seja relacionada com Beatles, mesmo quando a relação feita é a mais estapafúrdia possível. Ignora-se 40 anos de música popular apoiando-se num “standard” do gosto musical refinado, o lugar-comum da preguiça cultural. Nada mais brasileiro que isso, vide as viúvas da Bossa Nova no alto de seus 25 anos de idade. É quase tão boçal como dizer que Björk é o que há de melhor na música contemporânea.

Desculpa aí, vó. Orlando Silva é que é cantor? A senhora é muito antiquada. Sou muito mais o John em “Revolution #1”. Isso sim é que é música! Aliás, tem uma história boa sobre o terceiro dia de gravação, no quarto take no estúdio...

5 comentários:

d. chiaretti disse...

Fanáticos são um problema, sempre.
Mas ser banda velha não é um problema...
Afinal, há quem goste de sei lá, boemia glamourizada de nossos cantores de outrora..... heheheeh.

E, pros fanáticos por Beatles, sugiro o recente "Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band - um ano na vida dos Beatles e seus amigos" (ou algo assim). Coloca Beatles, Dylan, Brian Wilson, Barrett e cia como os influentíssimos gênios que foram. Mas sem glamourização, e sem poupar as besteiras (musicais ou não) que todos fizeram.

gaiotto disse...

O problema não é o artista ser velho. É a pessoa simplesmente ignorar tudo o que aconteceu na história da música em nome de uma banda de 40 anos atrás. Aliado a isso, a preguiça intelectual. "bom, já que não conheço porra nenhuma mesmo, vou citar beatles que sempre funciona"

Cássio disse...

eu acho que sempre que se generaliza, se tem 100% de chance de erro... sei que existam pessoas assim, mas não representam nem 20% dos fãs... fã que é fã gosta de ouvir as músicas... todos os adjetivos surgem apenas como bônus... eu sou beatlemaniaco de carteirinha, tenho 19 anos, e não tenho medo de dizer que gosto de Jamiroquai, John Mayer, All-American Rejects ou Jamie Cullum... para são músicas tão boas quanto as dos Beatles... agora, quando digo "tão boas quanto", me refiro para os meus ouvidos... não entrando no mérito da originalidade, inovação e qualidade sonora... é minha opinião... nunca generalize... de resto, abraço e parabéns pelo blog...

Dé Elis disse...

Ignorar td que surgiu pós beatles é realmente uma idiotice, tem muita coisa boa por aí! Não escolho gostar do som apenas se o cara foi genial ou algo do tipo, há coisas simples que são mto boas de se ouvir...Ser fã de Beatles não é ser tapado! MAASSS que os caras são/foram os melhores do universo musicalmente, não há dúvida!

Anônimo disse...

Chichi, generalizou, dançou.
Pepper's é fodíssimo!!
In My Life supera qualquer uma do Coldplay!
Helter Skelter é a mãe do Hard Rock!!
É claro que os Stones copiaram tudo!!
Os Beatles são os melhores!!!
He he

PS.: Ringo não usava cueca naquele dia, mas uma ceroula...