14.4.06

O "retorno" d'Os Mutantes

O Pitchfork Music Festival, um festival americano especializado em música independente, anunciou com orgulho um dos dos "deuses da Tropicália": Os Mutantes. Como muitos devem saber, desde que o ex-Talking Heads David Byrne resolveu lançar a coletânea "Everything is Possible", Os Mutantes ganharam um status cult na América. Além de Byrne, o grupo atraiu a atenção de sujeitos como Kurt Cobain e Sean Lennon.
Apesar de ser muito interessante ver como os americanos perceberam a importância d'Os Mutantes - sem dúvidas, um dos grupos mais interessantes e inovadores dos anos 60 - um detalhe parece ter passado desapercebido: Rita Lee não participará dessa reunião. E qualquer pessoa que conheça o grupo sabe que, após a saída de Rita, Os Mutantes se tornaram um chatíssimo grupo de rock progressivo, perdendo o humor que tanto o diferenciou dos demais.
Fica então a dúvida se o "amor" da América pelo grupo dos irmãos Baptista não é simplesmente produto daquele hype que todos conhecemos e que transforma desconhecidos em ídolos do dia para a noite...

Nenhum comentário: