23.4.06

disquinhos preferidos: Isobel & Mark Lanegan, Ryan Adams e Serge Gainsbourg

ballad of broken seas 29 comic strip

Ballad of the Broken Seas (Mark Lanegan & Isobel Campbell): Numa parceria um tanto quanto imprevisível, Mark Lanegan (ex-Screaming Tree/Queens of the Stone Age) se juntou com Isobel Campbell (ex-Belle and Sebastian) para a gravação de “Ballad of the Broken Seas”. O contraste da voz suave de Isobel e da rouca de Mark proporciona duetos fantásticos, construídos sobre harmonias que remetem ao melhor do blues e folk americano da primeira metade do século XX. O álbum soa como uma versão mais moderna e atormentada de outras duplas, como Nancy Sinatra e Lee Hazelwood ou Jonnhy Cash e June Carter.

Extra: Clique aqui para baixar esse disco!

29 (Ryan Adams): no último disco da tríade lançada em 2005 (os outros foram “Cold Roses” e “Jacksonville City Nights”), Ryan dispensou sua banda de apoio, os Cardinals e gravou canções minimalistas, baseadas em piano e instrumentos acústicos. É o mais irregular dos três discos, mas algumas canções são espetaculares, como a linda “Carolina Rain”, narrativa que acena para a fase mais country do cantor, ou “The Sadness”, com um arranjo com toques de flamenco e letra profundamente ressentida (“The sadness is mine/Its why you're not helping me”)

Comic Strip (Serge Gainsbourg): coletânea de sucessos do mais famoso cantor e compositor francês, o controverso e engraçadíssimo Serge Gainsbourg. Esquecendo a trilha sonora de motel “Je t’aime... Moi non plus”, dá pra perceber em canções como “Bonnie and Clyde”, “Ford Mustang” e “Un poison violent, c’est ça l’amour” a força da influência de Serge em artistas contemporâneos, como Luna (que gravou “Bonnie and Clyde”) ou Portishead (que já sampleou Serge).

Nenhum comentário: