21.12.09

Melhores da década - parte 1: unanimidades

Dividi minha lista das melhores da década em três. Nesta aqui vou postar as unanimidades dos anos 2000: bandas e artistas que, por motivos óbvios, estão em quase todas as listas especializadas publicadas neste ano. Tentei ser abrangente.
Depois vou publicar uma listinha com os subestimados da década. Por fim, outra listinha com singles.



Radiohead - Kid A (2000): a história é conhecida: todos esperavam um novo Ok Computer, mas a banda retornou com um disco esquisito, sem guitarras e carregado de batidas eletrônica quebradas que soa muito melhor hoje em dia. Com letras urbanas e totalmente paranóicas, a banda antecipou muito do que seria o pop na década vindoura, ajudando a catapultar o Radiohead para o panteão das bandas politicamente corretas que "têm algo a dizer".




Flaming Lips - Yoshimi Battles the Pink Robots (2002): que tal falar sobre morte e solidão através da história de uma menina que treina karatê para combater robôs rosa? Com essa idéia os malucos do Flaming Lips compuseram um dos mais belos discos da história. Ou há alguma canção mais bonita do que Do You Realize?



Wilco - Yankee Hotel Foxtrot (2002): o disco foi da rejeição pela gravadora a um Grammy após ter sido vazado na internet, o que ajudou a mostrar a força do MP3 e de sites especializados. O disco mistura estilos tradicionais como country e folk com experimentalismo dos bons, consolidando o Wilco como uma das mais criativas bandas americanas.



Arcade Fire - Funeral (2004): molecada canadense com um show insano e um estilo extremamente original que conseguem fazer com que músicas sombrias soem empolgantes. Nada produzido na década soa como essa banda.



Beirut - Gulag Orkestar (2006): projeto do moleque Zach Condon que trouxe elementos música do leste europeu para o pop. Outro disco original, que não soa como nada feito nesta década, apesar das várias referências musicais do disco. Mostrou que nem só de anos 80 vive a música pop.



Radiohead - In Rainbows (2007): fora da EMI a banda conseguiu surpreender (e vender) na era do MP3 ao lançar um disco sem preço. Além disso, a qualidade musical ajudou no hype: sem abandonar os experimentalismos, nem retornar para a fase Ok Computer, o Radiohead lançou seu álbum mais acessível na década.



TV on the Radio - Dear Science (2008): a música negra por excelência na década foi o R'n'B. Aliás, há um bom tempo que os negros abandonaram o rock'n'roll. Assim, é muito interessante ouvir uma banda como o TV on the Radio, formada majoritariamente por negros nova-iorquinos, que vai contra o consenso e investe no rock. A influência de toda a música negra criada desde os acordes revolucionários de Johnny Be Goode está presente de forma marcante no disco: ritmos quebrados, alto alcance vocal, metais providenciados pelo saxofonista do grupo Antibalas Afrobeat Orchestra etc. Mas, apesar de todos esses elementos, as canções ainda têm uma estrutura pop.



The XX - XX (2009): a primeira década dos anos 2000 revisitou os anos 80 à exaustão. Os XX não fizeram diferente, mas conseguiram fugir dos excessos daquela década. No primeiro disco da banda, claramente influenciado por The Cure, Joy Division, Bauhaus e outros grupos vestidos de preto, a banda optou por silêncios, riffsde guitarras curtos e duetos lascivos entre os vocalistas. Podia ter saído em 1983, mas foi lançado 26 anos depois. Por isso, é original.

3 comentários:

gaiotto disse...

abrindo com Flaming Lips e fechando com The xx dá pra ver o quanto essa década foi boa!

d. chiaretti disse...

Ah, vale dizer: não repeti coisas da lista do Gaiotto, como Strokes e Franz, outras unanimidades!

Card disse...

Um pecado a vocalista do xx nao ser gata.