5.10.06

Melodias distantes

A frente de uma paisagem desolada e amarelada, duas moças com traços eslavos e roupas não muito comuns. Ambas estão sentadas em um veículo totalmente desprovido das tradicionais curvas presentes nos modernos modelos ocidentais. Na placa do carro lê-se a sigla RUS, que pode ajudar a desvendar a origem da fotografia.
A imagem descrita é a capa de "Gulag Orkestar", nome do primeiro álbum do Beirut, projeto executado por um jovem norte-americano de 20 anos chamado Zach Condon e produzido por Jeremy Barnes, ex-Neutral Milk Hotel. E a arte desse disco tem muito a ver com o som que, pelas mãos do menino prodígio por trás do disco, que cuida das guitarras, trompetes, ukulelês, acordões etc, traz para o indie rock muitos elementos musicais do leste europeu , garantindo um ar "estranho" ao disco e catapultando-o para longe do rock independente atual, saturado de bandas influenciadas pelo pós-punk.



Capa de "Gulag Orkestar", primeiro álbum do Beirut.


E nessa mesma linha temos ainda o DeVotchKa, outra banda norte-americana que mescla indie rock com estilos estranhos, como musica cigana ou de mariachis mexicanos, resultando em canções altamente melancólicas e com harmonias bem originais.
Não acredito, no entanto, que alguma dessas tenha, efetivamente, ido a fundo nesses estilos musicais tão estranhos ao ocidente. Na realidade, parece mais que o rock está tão saturado de velhas formas, derivada sempre de meia dúzia de artistas consagrados há 30 ou 40 anos, que mesmo um garoto norte-americano, munido de uma conexão de Internet - a maior parte da divulgação do álbum do Beirut ocorreu antes mesmo de seu lançamento -, uma pilha de instrumentos e alguma influência minimamente excêntrica é capaz de dar ao ouvinte algo absolutamente diferente da grande maioria do que está sendo produzido por seus contemporâneos.
E até, quem sabe, essa falsa sensação de estar ouvindo canções criadas genuinamente por esses "povos" aparentemente tão distantes.

Onde ouvir:

DeVotchKa - http://www.myspace.com/devotchkamusic
Beirut - http://www.myspace.com/beruit